TECNOLOGIA ASSISTIVA - PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO


     Muitas crianças apresentam dificuldades para falar ou escrever. Crianças com paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência auditiva, crianças autistas ou com deficiências múltiplas muitas vezes precisam de uma forma alternativa de comunicação. As pranchas de comunicação substituem a oralidade permitindo que os alunos  expressem suas dúvidas, desejos, sentimentos e necessidades. As crianças podem se comunicar de várias maneiras: olhando; apontando; fazendo gestos; emitindo sons; respondendo afirmativamente ou negativamente as perguntas.

Alguns cuidados que devem ser observados no momento da confecção do recurso de comunicação  alternativa

  • O tabuleiro, pasta, prancha podem ser confeccionado com o aluno;
  •  Iniciar a confecção das fotos e ou figuras a partir do vocabulário funcional;
  •  Cada figura deve ser trabalhada e vivenciada antes da colagem;
  • O local da colagem deve ser orientado, mas não determinado pelo profissional;
  • O uso do recurso deve envolver os diferentes parceiros de comunicação: escola, família e demais pessoas;
  •  Os recursos de baixa tecnologia podem estar organizados em diferentes dispositivos como: cartões, pranchas, pranchas de olhar, pastas, coletes, aventais, colares, livros, fichários e outros;
  • As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números;
  • As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de cada usuário;
  • As pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos;


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