TECNOLOGIA ASSISTIVA - PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO Muitas crianças apresentam dificuldades para falar ou escrever. Crianças com paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência auditiva, crianças autistas ou com deficiências múltiplas muitas vezes precisam de uma forma alternativa de comunicação. As pranchas de comunicação substituem a oralidade permitindo que os alunos expressem suas dúvidas, desejos, sentimentos e necessidades. As crianças podem se comunicar de várias maneiras: olhando; apontando; fazendo gestos; emitindo sons; respondendo afirmativamente ou negativamente as perguntas . Alguns cuidados que devem ser observados no momento da confecção do recurso de comunicação alternativa O tabuleiro, pasta, prancha podem ser confeccionado com o aluno; Iniciar a confecção das fotos e ou figuras a partir do vocabulário funcional; Cada figura deve ser trabalhada e vivenciada antes da colagem; O local da colagem deve ser orientado, mas não determi
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ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Dia: 25/08/2017 C om as políticas públicas de Educação Inclusiva, e a garantia da matrícula na rede regular de ensino aos alunos público alvo da educação especial, muitos são os desafios encontrados pelos professores no trabalho pedagógico e, por isso sentem-se inseguros e despreparados para acolher esses estudantes sobretudo, para trabalhar com propostas didático-pedagógicas que atendam às necessidades, expectativas e demandas próprias de cada aluno. A ssim em parceria com o Memorial da Inclusão no dia 25/08/20177 a Diretoria de Ensino oferecerá uma formação para instrumentalizar e sensibilizar os professores nesse sentido. Os professores participantes receberão certificado de 4 horas, para tanto é necessário que a escola inscreva o professor conforme COMUNICADO NPE 112 /2017 : COMUNICADO NPE Nº 112 /2017 ASSUNTO: ORIENTAÇÃO TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - “A PEDAGOGIA INCLUSIVA NA SALA DE AULA” A/C: EQUI
Nova Orientação Técnica...
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Nova Orientação Técnica... Estamos organizando mais uma Orientação Técnica para os Professores Coordenadores e Professores especializados das Salas de Recursos da Diretoria de Ensino de Carapicuíba e mais uma vez em parceria com a Diretoria de Ensino de Osasco. A Orientação Técnica terá como tema o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ( TDAH ) e como trabalhar com esses alunos em sala de aula. Nas salas de aula crianças diagnosticadas com TDAH são cada vez mais frequentes, portanto esta Orientação Técnica tem como finalidade subsidiar os Professores Coordenadores e os Professores Especializados em como atender melhor esses alunos. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquiet
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